Títulos públicos
Títulos Públicos
De: Ministério da Fazenda. Site http://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro_direto
/titulos_publicos.asp Títulos Públicos.
Através do site do Ministério da Fazenda, na página do Tesouro Nacional têm-se todas as informações e esclarecimentos sobre como investir no Tesouro Direto, como esse programa funciona, quais as vantagens, os riscos, regras e ainda possibilita o investidor pessoa física a comprar Títulos Públicos online. O assunto resenhado trata-se, portanto destes Títulos Públicos.
Os Títulos Públicos são ativos de renda fixa, ou seja, no momento da aplicação é possível dimensionar o rendimento, diferente então das ações que são ativos de renda variável. Sendo assim os títulos são uma forma de investimento de curto, médio e longo prazo para pessoas físicas. Esses títulos contribuem para financiar as ações do Governo Federal, como saúde, educação e infra-estrutura, além de ajudar no financiamento da dívida pública.
O fato de ser considerado ativo de renda fixa não quer dizer que os preços e taxas dos títulos públicos do Tesouro Direto não possam apresentar variação ao longo do tempo. Assim, havendo queda nos preços negociados no mercado, o saldo do investidor cairá. Por outro lado, se houver valorização do título, o saldo do investidor irá se elevar.
Estes títulos são vendidos através do Tesouro Direto, que é um programa desenvolvido pelo Tesouro Nacional associado à Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia – CBLC.
O Tesouro Nacional é o órgão público responsável pelo gerenciamento da dívida pública do país. Ele capta recursos do mercado financeiro via emissão primária de títulos para execução e financiamento das dívidas internas do governo. É responsável também por realizar o recolhimento de impostos e contribuições para a Receita Federal, além do recolhimento de outros recursos que venham a ingressar na Conta Única do Tesouro Nacional.
Para se investir em Títulos Públicos, não é preciso