métodos de pesquisa
ALEXANDRE MARTINS
CASSIANO CAMARGO
CRISTIAN ALBERTO
ELIANDRO SIQUEIRA
FILIPE RODRIGUES
JOSÉ CARLOS
MARCOS ANDRÉ
MATHEUS ELIAS
OSVALDO CAMARGO
SERGIO CAMILO
Cruzeiro – SP
2014
ALEXANDRE MARTINS
CASSIANO CAMARGO
CRISTIAN ALBERTO
ELIANDRO SIQUEIRA
FILIPE RODRIGUES
JOSÉ CARLOS
MARCOS ANDRÉ
MATHEUS ELIAS
OSVALDO CAMARGO
SERGIO CAMILO
Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso de Engenharia de Produção da Faculdade de Ciências Humanas de Cruzeiro como exigência parcial para aprovação na disciplina de Métodos e Técnicas de Pesquisa, sob orientação da Professora M.ª Maria Eloá Meirelles Araújo.
Cruzeiro – SP
2014
APRESENTAÇÃO
Segundo Campos (1999, p.2), um programa 5S visa mudar a maneira de pensar das pessoas na direção de um melhor comportamento, para toda a sua vida. O programa 5S não é somente um evento episódico de limpeza, mas uma nova maneira de conduzir a empresa com ganhos efetivos de produtividade.
A denominação do programa 5S tem origem nas palavras japonesas que iniciam com “S”, denominados como sensos, que significam a capacidade de apreciar, de julgar, de sentir, que são: seiri (utilização), seiton (organização), seisou (limpeza), seiketsu (saúde) e shitsuke (autodisciplina). No Brasil este programa desenvolveu-se nas organizações a partir de 1991, devido à necessidade de sobrevivência e competitividade, aliada a melhoria da qualidade de vida de seus colaboradores.
Partindo dessas definições, este presente trabalho tem como tema a análise da importância e metodologia do programa 5s para aplicação dos cinco sensos na empresa Metalúrgica Carron, de maneira a influenciá-la na busca pela excelência da qualidade.
A presente análise, portanto, parte do seguinte problema de pesquisa: Qual a importância da implantação do programa 5s na empresa Metalúrgica Carron, a partir de 2014, para otimização da produção?
Aventa-se a hipótese de