GONÇALVES, Williams da S. Relações Internacionais. Site do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da UFRGS, Porto Alegre, p. 01-38, 2003. - Fichamento
Tipo de Documento: Artigo
Referência Completa: GONÇALVES, Williams da S. Relações Internacionais. Site do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da UFRGS, Porto Alegre, p. 01-38, 2003.
Tema:
Relações Internacionais
Local onde se encontra a obra:
Disponível em: http://www.cedep.ifch.ufrgs.br/Textos_Elet/pdf/WilliamsRR.II.pdf
Esquema:
Relações internacionais,
Evolução da disciplina,
Conceitos.
Palavras-Chave:
Teoria;Conceitos;Disciplina;
Ideologias.
Transcrições de destaque
Gonçalves (2003,p.1), afirma que “O grande desafio enfrentado pelas Relações Internacionais é o de assumir sua indispensável multidisciplinaridade [...] “
Gonçalves (2003, p. 11), esclarece que “[...] anarquia significa a inexistência de uma autoridade central, com legitimidade para criar leis e dispor de poder para fazer com que essas leis sejam obedecidas [...]”
Gonçalves(2003, p. 29), afirma que “ No entanto, o fim da guerra fria levou a comunidade acadêmica á retomada das teses liberais surgimento de temas que, para sua solução ou para seu equacionamento, exigem a cooperação dos atores estatais e incluem atores não-governamentais [...]
Paráfrase
Gonçalves (2003) Apresenta ao leitor o desenvolvimento das Relações Internacionais como disciplina e seu objeto de estudo. Também apresenta os principias conceitos da disciplina.
Apreciação - Comentário Geral:
Artigo especifico para os estudantes de Relações Internacionais ou para os interessados em saber mais sobre essa área do conhecimento que começou a ser estudada mais a fundo a partir do fim da primeira guerra mundial e que seu estudo analisa, de diversas forma e por diversas lentes as relações entre os países. É uma boa introdução sobre o tema, que mesmo que as pessoas não percebam as relações internacionais afetam suas vidas diretamente. O Artigo é um bom resumo para quem se interessa pelo tema e uma boa introdução para os alunos que estão iniciando a graduação.