Fotografia digital
A unidade que forma a imagem é o pixel. Actualmente uma imagem digital pode ter até 16 milhões de pixels. Quanto maior for o número de pixels, melhor é a qualidade.
A máquina digital capta a imagem através de um sensor electrónico designado por CCD (charge coupled device). Este encontra-se através da objectiva e transforma as informações visuais num sinal eléctrico que depois de descodificado é gravado na memória da máquina, ou num cartão de memória. Estas fotografias podem ser transformadas para o computador, onde é feita a edição e retoque das imagens.
Editar uma imagem é alterar as cores, formas, luz, etc. Para isso são necessários programas especiais de edição de imagem.
Após a edição, estas fotografias podem ser guardadas no disco rígido do computador, podem ser gravadas em CD, DVD, ou impressas em papel próprio para fotografia.
Vídeo
A técnica audiovisual que permite a gravação de som e imagem em movimento numa fita magnética é designada por vídeo.
A câmara de vídeo transforma a luz e som em corrente eléctrica e esta em campos magnéticos que são por sua vez armazenados em fita magnética.
Os videogravadores têm o mesmo funcionamento e gravam imagens e som oriundos da televisão, de outros videogravadores e de câmaras de vídeo.
Estúdio – local onde existe todo o equipamento para fazer a realização e edição de imagem.
Montagem – consiste na transcrição para uma única fita dos diferentes planos registados numa ou em várias fitas, segundo uma ordenada escrita.
Inserção de som – a mesa de mistura permite gravar som proveniente de várias fontes. O som gravado pela câmara pode ser inserido, na fase final da montagem.