Fotografia Digital
2
A luz entrava na câmara através de uma pequena abertura (pinhole ou buraco de agulha) projectando a imagem na parede oposta. 3
No séc. XVI os artistas italianos diminuíram o tamanho das câmaras e criaram caixas portáteis, substituindo o buraco da agulha por lentes adicionando um espelho para inverter a imagem e uma superfície de vidro por onde a imagem era visionada.
4
Em 1727, J.H. Schulze, deu o primeiro passo para fixar a imagem na câmara escura sem ser num processo manual, realizando uma investigação sobre a sensibilidade à luz do nitrato de prata.
5
O mérito da obtenção da primeira imagem fixa e inalterável à luz pertence ao francês Joseph
Nicéphore Nièpce (1765-1833)
6
A invenção da fotografia ficou creditada ao francês Louis Jacques Mandé Daguerre quando este apresentou o seu processo fotográfico a câmara de ciência da França em 1839. Este tipo de fotografia ficou conhecido como
Daguerreótipo.
7
A técnica do daguerreótipo consistia de usar como material sensível a luz uma placa revestida de prata e sensibilizada com o iodeto de prata, que depois de exposta era revelada com vapor de mercúrio aquecido. E finalmente fixada com tiossulfato de sódio, conhecido como o hipossulfito dos fotógrafos.
8
Não era possível ter cópias ou mesmo ampliálas e no processo utilizava-se de vapor de mercúrio que é extremamente tóxico.
9
Mas a primeira fotografia foi feita por um outro francês chamado Joseph Nicéphore Niepce em 1826, com uma técnica que ele denominou de heliografia. Esta sua primeira imagem fotográfica obtida com sucesso foi feita de uma paisagem vista da janela do seu local de trabalho.
Podem ver-se os telhados das edificações vizinhas, de uma maneira confusa por causa do longo tempo de exposição feita durante quase todo dia.
10
O inglês Willian Henry Fox Talbot no mesmo ano da invenção do daguerreótipo (1839)