Resenha crítica: A realidade Educacional no Brasil
Atualmente, considera-se que a educação é um dos setores mais importantes para o desenvolvimento de uma nação. É através do conhecimento que um país cresce, aumentando sua renda e a qualidade de vida das pessoas. Embora o Brasil tenha avançado neste campo nas últimas décadas, ainda há muito para ser feito. A escola de Ensino Fundamental e Médio e a Universidade tornaram-se locais de grande importância para a ascensão social e muitas famílias tem investido muito neste setor.
Através das mudanças sociais no Brasil, a preocupação com o desenvolvimento da educação torna-se cada vez mais evidente, possibilitando o acesso e permanência dos alunos na escola, além de propiciar aqueles que se encontram a margem deste processo, condições de ingressarem no âmbito escolar, através de uma educação permanente e adequada para jovens, adultos e idosos.
Desta maneira, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) configurar-se como uma nova possibilidade para muitas pessoas, que por diversos motivos estiveram afastadas da escola ou não tiveram a oportunidade de frequentá-la na idade convencional e com a EJA tem a oportunidade de retomar seus estudos e recuperar o tempo perdido.
Estes sujeitos, por muitas vezes, encontram-se a margem do processo educacional, pois em sua realidade foram submetidos ao mercado de trabalho ou não encontraram condições para se manter na escola.
Observando outros contextos, também se destaca a ausência de espaços escolares adequados, para suprir a demanda. Pode-se também citar a própria falta de interesse de alguns alunos que resultou na evasão escolar.
A queda no índice de analfabetismo deve-se, principalmente, aos maiores investimentos feitos na educação no Brasil nos últimos anos. Governos municipais, estudais e federal tem dedicado sua atenção especial nessa área. Programas bolsa educação (bolsa escola) têm tirado milhares de crianças do trabalho infantil para ingressarem na escola. Isto tem