métodos de ensino
Na escola tradicional a vantagem é que o professor fala o aluno ouve, e o mais importante é passar a informação para o aluno que já é pré- definida, com que a tradição julga necessária nos livros didáticos. Esse ensino privilegia o conteúdo.
Existe também a desvantagem, o aluno aprende sobre forte disciplina, em silêncio, atenção e ordem, com isso a relação entre professor e aluno acaba não sendo muito boa, atrapalhando um pouco o aprendizado do aluno e o desempenho, deixando-o desmotivado para as aulas.
Com o ensino construtivista a aula já é um pouco diferente do ensino tradicional, pois o ensino acaba sendo individual, contudo os alunos se interagem entre eles com debates de assuntos abordados pelo professor, passam a ser mais participativos e expressivos, tiram dúvidas e se questionam apenas nesse caso o professor se antecipa com o preparo da atividade que será o assunto na sala de aula.
Já o construtivismo sócio-interacionalista a maior interação é permitida ao aluno que está sempre à procura de informações e constantes respostas, trabalham em grupo trocam informações e ideias, já aprendem a colocar em prática sua parte crítica, a criatividade, trabalham o lúdico, e constroem sua autonomia.
Como foi mencionado pelo professor Roberto Accioly, esse método de ensino é muito importante porque é direcionado para o futuro.
Pois prepara o aluno bem mais para o futuro, ensina ter interação social, ter um bom contato com grupos, ter um bom diálogo em rodas de conversa.
Com esses métodos de ensino o aprendizado é muito mais produtivo para ambas as partes.
No entanto um pouco de cada método faz com que o professor interaja com seus alunos e consiga fazer com que eles se sintam mais amplos ao conhecimento e a liberdade de pensar.