Métodos de alfabetização
Prós e contra de cada método/conceito.
O Método Sintético inicia a alfabetização do simples ao complexo: letras, sílabas, palavras, frases e texto. É um processo de decodificação e análise fonológica. É o método da Soletração-Silábico-Fônico.Prós:possibilita relações entre fonemas e grafemas.Contra:a criança não tem percepção das partes antes de conhecer o todo.
O Método Analítico tem como estratégia o visual partindo do todo e depois pelas partes. É o método da Palavração-Setenciação-Memorização.Prós:Reconhecimento rápido das palavras possibilitando leitura com sentido.Contra:A criança memoriza e não percebe que as palavras são compostas por unidades menores.
O Método Clínico utiliza técnicas de natureza verbal com perguntas ou problemas concretos. Sua ênfase é como as crianças percebem determinados fenômenos e quais suas teorias sobre isto.Prós:método eficaz para avaliação do estágio cognitivo da criança.Contra:Algumas respostas são ambíguas e geram dúvidas e incertezas na resolução do contexto.
Abordagem Construtivista é um processo contínuo de desenvolvimento, o sujeito é ativo no processo de aprendizagem. Tem caráter interativo com idéias de descobrir, inventar, criar... A Escrita-Leitura-Linguagem são interdependentes.Prós:trata o aluno como ser pensante.Contra: Não se preocupa com a ortografia ou escrita já que seu foco é a interação.
Abordagem Histórico-Social se dá pela interação sujeito-meio, somos resultado de um processo histórico-social onde as condições sociais mediam o desenvolvimento. Prós: A criança entra em contato direto com o objeto de estudo. Contra: A criança se chocar ao perceber que sua bagagem oral é bem diferente da variedade lingüística da escola.
Educare. Google. Disponível em:
Acesso em 01 de Setembro de 2014.
Fundelta. Google. Disponível em:
Acesso em 03 de Setembro de 2014.
MORTATTI, MRL. Uma proposta para o próximo milênio: o