Cultura
A cultura é tudo que inclui conhecimento, crenças, religião, costumes, leis e hábitos adquiridos pelo homem, herdado de sua família e principalmente da sociedade em que vive, como membro dela. A cultura também pode ser definida como um conjunto de ideias, comportamentos e práticas sociais. Pode-se dizer que é uma herança social.
Cada país tem sua cultura. O Brasil é marcado por uma cultura onde existe muita diversidade e alegria. Sua cultura foi disseminada pelos colonizadores europeus, pela população indígena e pelos escravos africanos, depois vieram os imigrantes de toda parte do mundo, por isso temos esse resultado de pluralidade de cultura. A cultura possui um mecanismo adaptativo, ou seja, os seres humanos são capazes de adaptar-se facilmente ao meio social de acordo com as mudanças de hábitos de um determinado ambiente. A cultura possui modificações que são trazidas de geração em geração, passando adiante e se transformando, incorporando outros aspectos, procurando melhorar a vivência das novas gerações.
A cultura está sempre se desenvolvendo, pois com o passar do tempo ela será sempre influenciada por novas maneiras de pensar e agir, novos povos, novas leis, todas as características inerentes ao ser humano.
Apesar da cultura ser herdada por gerações, cada pessoa tem a capacidade de escolher suas influências e isso é extremamente importante. Cada sociedade deve poder escolher livremente o que considera bom ou ruim para si.
Pergunta 3
Com relação ao papel do funcionalismo na determinação das mudanças mais significativas para a determinação do fracasso explicativo do evolucionismo, podemos citar: a.
a adoção de valores europeus na análise valorativa de povos não-europeus, para demarcar sua posição num processo evolutivo linear e etapista cujo objetivo seria alcançar o estágio de civilização, tendo como força motriz o progresso. b.
sua defesa pela universalização de valores culturais, não a relativização.