Método Qualitativo de discussão em grupo
Atualmente o método de pesquisa mais utilizado quando pretendemos obter informações de natureza motivacional e qualitativa é o “Grupo de Discussão”. O numero de grupos, participantes e o tempo de duração de cada reunião variam de acordo com as necessidades e o nível de participação dos entrevistados assim como a habilidade do moderador em estimular a conversa. Como pontos positivos, ressaltamos respostas dos participantes de forma mais espontânea possível sem mecanismos de defesa e informações estereotipadas que ocorrem em entrevistas pessoais.
Nosso grupo de discussão foi planejado inicialmente com 8 (oito) voluntários, porém por problemas pessoais apenas 4 (quatro) puderam comparecer ao local onde foi marcada a discussão, sendo assim, os participantes que não participaram tiveram suas fichas de recrutamentos retiradas do nosso material de pesquisa.
A discussão foi mediada pelo estudante William Santos obtendo auxilio do também estudante, Rogério Jorge. Iniciou-se com a apresentação do moderador e o tema “Sorveterias Premium”, seguido pela apresentação de todos os participantes. Ao longo da discussão, os voluntários foram descrevendo suas preferências em todos os sentidos: musicais, lazer, comida/sobremesas e profissão. Em relação ao conteúdo da discussão, foi possível perceber que o nosso tema era alvo fácil para os entrevistados já que não precisou de muito esforço do moderador para que os entrevistados entrassem na categoria de nosso cliente. Após poucas perguntas, os entrevistados citaram sorvetes e paletas mexicanas como uma das coisas preferidas para se consumir. Utilizando a resposta, o moderador conduziu a conversa por meio da técnica projetiva-marciano para que os voluntários descrevessem o produto sorvete para um extraterrestre. Coletada as impressões deles a respeito dessa categoria, focamos nas opiniões deles a respeito de marcas, preço, distribuição e qualidade dos produtos. Logo após, foram apresentadas