A problemática dos métodos quantitativos e qualitativos em biblioteconomia e documentação: uma revisão de literatura.
O estudo tem como objetivo analisar a problemática dos métodos quantitativos e qualitativos, verificar o posicionamento dos pesquisadores em Biblioteconomia e Documentação com relação à escolha dos métodos e verificar o quão cada um é aplicável na área.
A autora tenta primeiramente definir o que é pesquisa qualitativa e quantitativa, usando como referência vários autores que escreveram sobre o assunto e que têm diferentes opiniões sobe a temática. Dou destaque a Goode & Hatt que se referem a métodos quantitativos como utilização de técnicas estatísticas e aplicação da matemática à sociologia. E quanto aos métodos quantitativos destaco Brenner, que citando W. J. Filstead considera a metodologia qualitativa como aquela que permite ao pesquisador estar próximo aos dados desenvolvendo os componentes analíticos, conceituais e categóricos da explicação a partir dos próprios dados.
No tópico seguinte a autora traz algumas propriedades dos métodos quantitativos e qualitativos apontando que há falhas comuns em ambos os métodos assim como vantagens e desvantagens próprias de determinados métodos específicos de cada uma das metodologias analisadas no artigo. Em determinado momento coloca que a maioria dos autores consultados ressalta as características positivas do método qualitativo e também que uma metodologia pode ser julgada superior a outra dependendo da sua aplicação em uma dada situação, ou seja, é através da análise do problema de pesquisa que o método apropriado é descoberto. Isso reforça a ideia