método experimental
CAMPUS ITABIRA
ITABIRA 2014
ESTIMATIVA DA EFICIÊNCIA DE MOTORES TRIFÁSICOS
DE INDUÇÃO
Trabalho
apresentado à disciplina de Metodologia da
Pesquisa Científica, do 3 período do Curso de Engenharia
Elétrica, da Universidade Federal de Itajubá – campus Itabira.
Profª Drª.
Duarte Silva
ITABIRA 2014
Priscilla
Chantal
Grande parte da energia elétrica consumida nas industrias advém de motores elétricos. Uma vez que a demanda energética está aumentando e concomitantemente, o custo da energia, há uma preocupação cada vez maior com a eficiência destes motores.
A expressão para o cálculo da eficiência é relativamente simples.
Esta relaciona a potência de entrada (elétrica) e de saída
(mecânica). Para o cálculo de 𝑃𝑖𝑛 não há grandes problemas, uma vez que as máquinas possuem terminais de entrada, contudo, para o cálculo da 𝑃 𝑜𝑢𝑡 tem-se a necessidade de desacoplar a carga para instalação do equipamento de medição. Esta dificuldade aumenta ainda mais à medida que se considera a necessidade da obtenção da eficiência da máquina em operação.
É possível fazer o cálculo de eficiência energética, sem desacoplar a carga, para obtenção dos parâmetros da potência de saída (mecânica), sem comprometer a praticidade e os custos do sistema?
É possível realizar o monitoramento contínuo do motor em operação utilizando o método circuito equivalente, por este apresentar baixa invasividade.
Medição da potência mecânica sem desacoplamento da carga a partir de um circuito equivalente da máquina e da medição de alguns parâmetros, calculando assim os valores dos demais elementos do circuito representativo e em função deles o torque de saída e consequentemente, a eficiência da máquina.
Com a crescente demanda e o aumento do custo de energia, torna-se fundamental os motores de baixa eficiência sejam removidos de operação. Uma ação inicial nesse sentido é estimar a