Método experimental
Método experimental
Porto Velho, RO – 29 de Setembro de 2014
Disciplina: Filosofia
Docente: Isabel Cristina
Aluno: Roger Bernal
Nº: 33
Turma: 23
Introdução
O método experimental estuda sobre experiências que a televisão causa as crianças, jovens e adultos, que é a violência, que esta sendo praticada por espectadores, principalmente as crianças, que já nascem sabendo a pratica da violência. Que tem suas fases que são observação, hipótese e experimentação que esta explicada no desenvolvimento.
O Método experimental é um conjunto de procedimentos rigorosos que, desenvolvendo-se habitualmente em contexto laboratorial, procura controlar variáveis estranhas ou parasitas de modo a que os resultados se devam única e simplesmente à manipulação da variável independente, isto é, que si a esta se devam as alterações na variável dependente.
Suas fases:
1. Formulação deu problema – “os programas televisivos violentos afectam o comportamento das crianças?”
Apresentação de uma hipótese – “os programas televisivos violentos provocam um aumento do nível de agressividade do comportamento das crianças”.
A hipótese é a explicação que achamos boa para um problema e que vai ser testada ou experimentada.
2. Experimentação
Controlo e manipulação das variáveis – esta etapa tem várias fases:
a) Identificação das variáveis relevantes As variáveis relevantes são as variáveis entre as quais se procura estabelecer uma relação causa-efeito. Analisando a hipótese, surge em primeiro lugar a variável independente (grau de violência dos programas televisivos). Em Segundo lugar surge a variável dependente (o nível de agressividade do comportamento das crianças). A variável independente é o fator ou comportamento que é manipulado pelo experimentador com o objetivo de observar o efeito dessa