metodo experimental
No seu sentido mais geral, o método e a ordem que se deve impor aos diferentes processos necessários para atingir um fim dado. Se nos colocamos no ponto-de-vista do conhecimento dir-se-á, com Descartes, que o método é "o caminho a seguir para chegar à verdade nas ciências".
A importância é evidente. O método tem como fim disciplinar o espírito, excluir de suas investigações o capricho e o acaso, adaptar o esforço a empregar segundo as exigências do objeto, determinar os meios de investigação e a ordem da pesquisa.
Ele é, pois, fator de segurança e economia
Podemos distinguir diferentes espécies de métodos. Os principais são seguintes:
1. Método de invenção e método de ensino.
2. Método de autoridade e método científico.
3. Método experimental e método racional. O qual vamos estudar agora
O método experimental se apóia nos fatos da experiência. Este é o método das ciências da natureza, que partem dos fatos e admitem apenas o critério da verificação pelos fatos. — Ométodo racional é aquele que, a partir dos fatos (filosofia), ou a partir de proposições admitidas a priori como evidentes por si (matemáticas), procede por dedução ou indução, em virtude das exigências unicamente lógicas e racionais.
Ometodo experimental a partir de Galileu Galilei
Galilei é considerado um dos fundadores do método experimental e da ciência moderna. Suas principais contribuições à física dizem respeito ao movimento dos corpos e à teoria da cinemática.
Classificamos o método experimental das ciências da natureza passa pelas seguintes etapas: observação, hipótese, experimentação, generalização e teoria.
É difícil abordar esse tema pois ao dizer sobre o que é esse método precisamos ao mesmo tempo mostrar que nem sempre é assim;