Método ECR (Resposta Eficiente ao Consumidor)
ECR (Resposta Eficiente ao Consumidor) é um movimento global, no qual empresas industriais e comerciais, juntamente com os demais integrantes da cadeia de abastecimento (operadores logísticos, bancos, fabricantes de equipamentos e veículos, empresas de informática, etc.) trabalham em conjunto na busca de padrões comuns e processos eficientes que permitam minimizar os custos e otimizar a produtividade em suas relações.
O ECR é utilizado em quase todos os países que possuem alguma expressão econômica relevante para o mundo em diversos continentes, incluindo Europa, Ásia, América do Norte e América Latina, embora no Brasil as condições de trabalho sejam diferentes em relação aos demais países que começaram a utilizar o sistema anteriormente. Nos Estados Unidos, por exemplo, a implantação de ferramentas do ECR traz uma economia na casa de US$30 bilhões ao ano, valor este que é repartido entre fornecedores, distribuidores e clientes.
Os assuntos dos quais trata o ECR são problemas comuns a todos, que independem de marcas, preços, participação de mercado e outros assuntos inerentes à estratégia de cada empresa. O reforçar da concorrência entre os distintos parceiros de negócio estabelece usualmente uma barreira aparente ao êxito do trabalho em equipa. Num processo ECR os parceiros do negócio são defrontados com a indispensabilidade de laborar em conjunto de modo a criar valor acrescentado para o consumidor. A carência de confiança e o procedimento do adversário entre as organizações são as dificuldades fundamentais a serem vencidas, considerando as relações entre os parceiros. As empresas necessitam entender que ao investirem no ECR, os ganhos serão partilhados entre todos e a eficiência será ao longo da cadeia.
As empresas que não estão prontas para a implementação do ECR irão estar mais sujeitas às alterações do mercado e como será sem dúvida uma questão de sobrevivência, necessitam alterar as suas estratégias de