Método de Organização Ideográfico
INTRODUÇÃO
Cada documento apresenta um grau de importância e um padrão de frequência com que são solicitados. Para maior facilidade de guarda e pesquisa dos mesmos é importante estabelecer um meio lógico de classificação.
Este trabalho irá tratar do método de arquivamento ideográfico, utilizado quando o elemento principal a ser resgatado é o assunto tratado pelo documento. É um critério muito utilizado por instituições, principalmente em arquivos especializados. Mas por possuir tanto métodos mais complexos como menos complexos pode ser usado em qualquer forma de arquivo.
MÉTODO IDEOGRÁFICO
O que é?
É um sistema utilizado quando o assunto de que se trata o documento é mais importante do que o nome, endereço, entidade ou ordem cronológica. Portanto, consiste em arquivar o documento de acordo com o assunto que o caracteriza.
Como funciona?
Inicialmente é feita a divisão dos principais assuntos a serem arquivados e, em seguida, subdivide-se cada assunto em principal e específico.
O método ideográfico é dividido em duas classes, a alfabética e numérica. A alfabética por sua vez, esta dividida em duas subclasses: dicionário e enciclopédica; e a classe numérica se divide em três subclasses: decimal, duplex e unitermo.
Vantagens:
É um método que auxilia na organização de grandes volumes de documentos e variedade de assuntos, permitindo uma total visão dos assuntos. Além de ser eficaz, tanto nos arquivamentos especializados, quanto nos menos complexos.
Desvantagens:
Apresenta a dificuldade de se escolher o melhor termo ou expressão que defina o assunto, pois entra muito no ponto de vista pessoal do arquivista. Ou seja, não é de fácil aplicação por depender da interpretação dos documentos sobre análise, além de amplo conhecimento das atividades institucionais.
MÉTODO IDEOGRÁFICO ALFABÉTICO
O que é?
É o método mais simples, da classe. É utilizado quando o volume e a diversidade de assuntos da documentação arquivada