máquinas
Nos dias de hoje, o sindicalismo brasileiro passa por um momento de renovação por conta das novas demandas, como a empregabilidade, a globalização dos serviços e cada vez mais, a luta por condições dignas de trabalho.
Existe uma proposta de sindicalismo por Organização por Local de Trabalho (OLT) que objetiva resgatar o papel ativo dos trabalhadores na construção de uma militância que seja capaz de fazer uma leitura crítica da realidade, buscando transformá-la. Esta é uma forma contra hegemônica de atuação sindical, pois propõe ir além das questões economistas.
Então surgiram manifestações em defesa das liberdades democráticas e contra a ditadura militar, entre elas, a luta pela anistia e pelas Diretas. As greves operárias no ABC paulista, em plena ditadura, mostravam a coragem e a força do novo sindicalismo. Nessas greves começou a se destacar a figura carismática de Lula
Nessa greve de 1978 liderado por lula, foi então a primeira greve da indústria automobilística e do regime militar, em que conseguiu reunir 150. 000 trabalhadores e parar o ABC paulista. Em 1979, uma nova greve. Lula liderava as assembleias com mais de 80.000 operários e mais tarde foi criado o PT-Partido do trabalhadores.
Esses movimentos operários tem uma longa história no Brasil,e as As greves gerais, em plena ditadura militar, tambem contribuíram para a criação da CUT – Central Única dos Trabalhadores –, a maior central sindical da América Latina. Também o MST – Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – e os movimentos de pequenos agricultores intensificaram sua organização neste