Máquiavel
Curso de Bacharelado em Administração
2º Período B
Avaní Laureana
Trabalho do Livro “O Príncipe”
Nicolau Maquiavel
CABO DE SANTO AGOSTINHO
2012
Avaní Laureana
Trabalho do Livro “O Príncipe”
Nicolau Maquiavel
CABO DE SANTO AGOSTINHO
2012
Concluído em 1513, mas publicado postumamente em 1532, o livro prefigura a esperança de Maquiavel em ver a unificação italiana e defesa desta contra Espanha e França, depois da aliança entre Juliano de Médici e do Papa Leão X. Dividida em 26 capítulos, a obra apresenta os tipos e características dos principados existentes na Itália, defendendo em seguida as características que os príncipes devem manter de modo a se manterem unidos ao Rei, formando suas tropas com o próprio povo e não com mercenários, o que segundo ele é um dos principais motivos do enfraquecimento político da Itália. Uma das características da obra é o caráter empírico indutivo com diversos conselhos práticos de caráter antiutópico e realista. Na obra, Maquiavel trata do conceito de VIRTÚ ou da capacidade de adaptação aos acontecimentos políticos que levaria à permanência no poder.
Contudo, para que o nosso livre arbítrio não seja extinto, julgo poder ser verdade que a sorte seja o árbitro da metade das nossas ações, mas que ainda nos deixe governar a outra metade, ou quase. Comparo-a a um desses rios torrenciais que, quando se encolerizam, alagam as planícies, destroem as árvores e os edifícios, carregam terra de um lugar para outro; todos fogem diante dele, tudo cede ao seu ímpeto, sem poder opor-se em qualquer parte (2005, s./n.).
Aborda também a ideia de FORTUNA que expressa à noção de sorte que ora pode nos favorecer, ora tornar um poderoso príncipe em um derrotado. Na lógica da ética de Maquiavel, a finalidade das ações dos governantes passa a ser a manutenção da pátria e o