Dissertação sobre Matriciamento
FACULDADE DE CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA DE GARANHUNS – FACETEG
BACHAREL EM PSICOLOGIA – FORMAÇÃO PSICÓLOGO
9° PERÍODO
DISCIPLINA: SAÚDE MENTAL
DISCENTE: JOSINEWMAN MAGALHÃES DOSCENTE: HENRIQUE CARNEIRO
DISSERTAÇÃO SOBRE: MATRICIAMENTO
GARANHUNS – PE
2014
A IMPORTÂNCIA DO PROCESSO DE MATRICIAMENTO PARA UM USUÁRIO DO CAPS
Atualmente, no cenário da saúde mental vem ocorrendo várias iniciativas, como o processo de matriciamento, que segundo o Guia Prático de Matriciamento em Saúde Mental (2011), “significa um novo modo de produzir saúde em que duas ou mais equipes, num processo de construção compartilhada, criam uma proposta de intervenção pedagógico-terapêutica”. Este processo tem como objetivo aprimorar a qualidade de vida dos usuários, dos seus familiares e de todos que os circundam, pois almeja a integralidade do cuidado na sua dimensão ampla e plena.
O processo de matriciamento em saúde mental ocorre na integração das Equipes de Saúde da Família (ESF) e dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), que apresentam-se como serviço de saúde das ações de saúde mental nas redes assistenciais. Para conseguir visualizar a dimensão subjetiva e social do usuário no desenvolvimento terapêutico no campo da saúde mental, tem que ocorrer a quebra de barreiras que preconizam o estigma no individuo, modificando completamente a forma de olhar e de cuidar da pessoa que possui sofrimento psíquico ou algum transtorno mental. Para que possa ser ofertado um serviço de qualidade e seja feito realmente a inclusão social destes usuários da saúde mental ,é preciso que as equipes multiprofissionais permaneçam mais tempo dentro dos territórios, pois lá é o lugar onde as situações mais complexas se manifestam.
Para alcançar os benefícios desejados pelo matriciamento, foi elaborado um Projeto Terapêutico Singular - PTS, é uma proposta inovadora e humanizada em saúde mental, que visa