mutação
- Transposons.
- Príons.
- Antibióticos: Cloanfenicol, tetraciclina, Kirromicina, Estreptoniana, Puromicina, Eritroniana, Azetromicina.
MUTAÇÃO GENICA E REPARO.
Lesão de DNA: não significa necessariamente que a sequencia de nucleotídeos foi lesada, normalmente é uma alteração química ou um dano físico na estrutura do DNA, por exemplo: radiação que provoca a quebra de uma ligação alterando uma molécula, ou uma modificação químico estrutural, uma alquilação na molécula e etc. Porém esses pontos de lesão podem ser alvos de mutação, pois esse DNA vai precisar de um reparo, esse reparo pode ser livre de erro ou propenso a erro (na tentativa de reparar um dano ocorre uma mutação).
Mutação de DNA: troca de uma base de nucleotídeo alterando a cadeia de DNA
Recombinação: Modificação na sequencia de nucleotidios que não provoca alteração maléfica.
Crossing mitótico (claudia Tieni).
ALELO SELVAGEM: Alelo não mutante, é o alelo que aparece em maior frequência em uma determinada população.
ALELO VARIAENTE OU MUTANTE: é o alelo que aparece com menos frequência em uma determinada população.
Mutações:
- Somática: Por exemplo uma célula epitelial, ao passo que ela vai se multiplicando, toda a sua linhagem vai apresentar essa mutação, essa mutações não é repassado para a prole.
- Germinativa: (espermatogonia), todos os espermatozoides derivados dessa esp vao carregar essa mutação e se esse espermatozoide fecundar o ovócito vai originar um zigoto com essa mutação, e todas as células desse novo individuo vao carregar essa mutação, (nesse caso a mutação é transmitida para a geração futura e assim por diante).
Mutações:
- direta: é uma mutação que é feita de forma direta, uma gente externo altera um nucleotidio.
- Reversa: Vai acontecer quando uma segunda mutação ocorre e aleatoriamente essa segunda mutação afeta o ponto que a primeira mutação fez (retromutação).
- Supressora: Uma segunda mutação em