Musico de orquestra
Tal como já referi anteriormente, um músico deste tipo tem certas características que o distinguem dos outros. De seguida, serão apresentados “Os 10 Mandamentos da Boa Convivência na Orquestra”, estes estão relacionados de certa forma com estas características e sobretudo com o comportamento dos músicos.
“ Aqui estão os 10 mandamentos para uma boa convivência na orquestra: 1.
Não disputarás! Procure ser solidário com seus colegas e
principalmente membros do seu naipe, não existe atitude pior que aquela de competir com seu colega. Geralmente existe uma "competição inerente" entre músicos do mesmo naipe, ela deve ser evitada ao máximo e nunca incentivada. Evite por exemplo estudar as passagens solo dos seus colegas se eles podem ouvi-lo. Isto geralmente gera competição e disputa. Fuja!
2
2. Não vos anteciparás a seus irmãos! Na orquestra, esteja sempre com o grupo. Não tente estar mais certo do que os outros quando estiver tocando em um grupo, mantenha-se junto ao grupo e não tente mostrar que você é quem está certo. Ou seja, não se antecipe no ataque, espere e procure sentir o momento certo em que todo o grupo ataca, mesmo que atrasado! 3. Não vos colocarás no lugar do maestro! Não tente impor o seu ritmo, sua dinâmica e sua interpretação quando tocando em grupo, mesmo que tenha certeza de que é o mais correto ou que é o que o maestro deseja.
Deixe que ele peça e chame a atenção da orquestra, este não é o seu papel! (não tem nada pior que uma orquestra com 80 maestros...)
4. Não "dedurarás"! Não critique seus colegas na frente dos outros e muito menos aponte o culpado quando surgir um problema