Uma Empresa Vista Como Uma Orquestra
UMA EMPRESA VISTA COMO UMA ORQUESTRA:
Administrador visto como um regente
BELÉM
2012
ALENO COSTA
BERNARDO ALMEIDA
CELIANO RAMON
ERICK DAMASCENO
JHONN VIEGAS
LUCYCLÉIA SANTOS
NETHO IMBIRIBA
VITOR VIEIRA
UMA EMPRESA VISTA COMO UMA ORQUESTRA:
Administrador visto como um regente
Trabalho apresentado à disciplina Português Instrumental como requisito de avaliação parcial referente ao 2ª NPC apresentado a professora Christine Pacheco.
BELÉM
2012
INTRODUÇÃO
Uma orquestra pode ser facilmente comparada a uma empresa. Em 1988, Peter Drucker, um dos mais influentes e reputados pensador do universo corporativo publicou um artigo relacionado ao tema comparando uma orquestra a uma empresa.
Em sua comparação ele demonstra que uma orquestra é dividida como uma empresa, isso pode ser observado entre as várias áreas existentes como exemplos temos o centro de documentação musical, editor de partituras, criação de coros sinfônicos, musicistas, instrumentistas, representando assim os departamentos de uma organização empresarial.
O objetivo de uma orquestra é proporcionar um espetáculo grandioso para sua plateia, para isso uma orquestra se utiliza de uma estrutura organizacional composta de várias pessoas que são responsáveis por cada parte do processo de gestão dos recursos materiais e humanos, com a finalidade de cumprirem as suas metas e aspirações.
As finalidades da orquestra serão atingidas com a utilização de recursos instrumentais composto por diferentes tipos de instrumentos, além de um corpo de funcionários, divididos entre músicos e apoio administrativo, assim como em uma organização onde o trabalho é dividido em setores de produção para um melhor aproveitamento e para as metas serem alcançadas com êxito.
Observamos a seguir pensamentos de renomados maestros e