Trabalho Mr Holland
“Ele atingiu um sucesso muito maior que fama e fortuna. Olha a sua volta.Não há uma só vida nesta sala que o senhor não tenha tocado. E cada um de nós é uma pessoa melhor graças ao senhor. Nós somos a sua sinfonia, senhor Holland. Nós somos as melodias e as notas do seu opus e nós somos a música de sua vida”. Gertrude Lang (Mr.Holland – Adorável professor)
A obra Mr. Holland – Um adorável professor conta a história de um músico que decide temporariamente lecionar em uma escola o que conhece bem: a música. O filme busca trazer a quem o assiste a visão de uma pessoa frustrada que tenta por meio das aulas se estabilizar financeiramente, entretanto sem saber como entreter a turma nem como fazer uma aula eficaz. No início, busca fazê-la por meio de uma postura tradicional e clássica, um método antiquado na época (1965) e que não prendia a atenção dos alunos. Por meio desse impasse e da vontade de desenvolver uma sinfonia própria, a qual o levaria a grande reconhecimento, o filme vive essa trama com várias dificuldades, a última delas, o corte de gastos com arte da escola, que leva à demissão do professor. O trabalho busca relacionar a postura do professor, personagem do filme, com algumas características, habilidades e projetos de gestores, trazendo então importantes atributos e conhecimentos imprescindíveis a tais.
2 Metodologia
A pesquisa será realizada com base no filme, em livros e artigos que serão citados conforme o desenvolvimento do trabalho.
3 Desenvolvimento
Começando com uma postura conservadora de ensino, o professor não consegue, nos primeiros 5 meses de ensino, obter algum êxito e sua frustração apenas aumenta. O filme busca mostrar em seu contexto de 30 anos (1965-1995) o desenvolvimento desse profissional e todas as fases em que ele passa, desde seu início frustrado até o seu final de “sucesso”. Ao descobrir, com a ajuda do treinador de futebol da escola, o quão influente o professor pode ser na vida do aluno, esse