Av. Nutrição
Aluna: Aline Santana
Resumo sobre avaliação Nutricional
A alimentação saudável é caracterizada como um padrão alimentar adequado às necessidades biológicas e sociais de cada indivíduo conforme sua faixa etária.
Muitas pessoas não a valorizam e acabam, de certa forma, negligenciando, causando desnutrição, obesidade e outras doenças.
Por isso a importancia da avaliação nutricional, o indivíduo já está com a patologia e é necessário fazer esses exames para identificação e solução do problema. A avaliação nutricional serve para:
Recuperar o estado nutricional adequado ou mantê-lo;
Obter diagnóstico nutricional mais preciso;
Monitorar a eficácia da terapia nutricional adotada.
Não há um método específico para fazer esta avaliação em um paciente hospitalizado, o importante é ultilizar a maior quantidade de parametros possíveis. É necessario avaliar as manifestações clínicas evidenciadas por alteração no corpo.
No cabelo por exemplo, a perda de brilho, cabelo quebradiço e alopecia, são uns dos sinais causados por desnutrição. No olho, se perceber a conjuntiva pálida, pode ser um sinal de anemia, bolsas amareladas ao redor dos olhos, sinal de colesterol alto. Enfim, diversos fatores em diversas partes do corpo podem nos dizer muita coisa a respeito da nossa saúde.
No idoso, a atenção é mais rigorosa. A avaliação do estado nutricional do idoso é considerada complexa em razão da influência de uma série de fatores, os quais necessitam ser investigados, detalhadamente, visando diagnóstico nutricional acurado, que possibilite intervenção nutricional adequada. Mas existem alguns fatores que dificultam na identificação do problema. Como dificuldade de se locomover até a balança, perda de memória, dificuldade de aferir dobras cutâneas devido a flacidez da pele.
Mini Avaliação Nutricional – MNA
MNA é uma ferramenta de avaliação nutricional que pode identificar em pacientes com idade maior ou igual a 65 anos, que estão desnutridos