Resumo capítulo 1 Administração geral advento das novas tecnologias
Daqui a 20 anos, a típica empresa de grande porte, em comparação com as de hoje, terá menos da metade dos níveis gerenciais e não mais do que um terço dos gerentes. Quanto à estrutura e aos problemas e preocupações gerenciais, a nova empresa apresentará poucas semelhanças com a empresa industrial típica, nos moldes da década de 1950, que os compêndios ainda consideram o padrão. Ao contrário, é muito mais provável que se assemelhem a organizações que hoje atraem pouca atenção dos gerentes e acadêmicos: hospitais, universidades e orquestras sinfônicas. Pois, como elas, a empresa típica será baseada no conhecimento, uma organização composta sobretudo de especialistas, que dirigem e disciplinam seu próprio desempenho, por meio do feedback sistemático dos colegas, dos clientes e da alta administração. Portanto, serão o que chamo de organização baseada em informações.
As empresas, principalmente as grandes, têm pouca escolha, senão a de se converter em organizações baseadas em informações, Para começar, a própria demografia exige a mudança. O centro de gravidade do emprego desloca-se rapidamente de trabalhadores manuais e pessoal de escritório para trabalhadores do conhecimento, que resistem ao modelo do comando e controle copiado das organizações militares de 100 anos atrás. Também a economia induz à. mudança, especialmente ao impor a necessidade de que as grandes empresas sejam inovadoras e empreendedoras. Mas acima de tudo, a mudança é exigência da tecnologia da informação.
Até agora, a maioria dos usuários de computadores a usa a nova tecnologia apenas para acelerar o que sempre fizeram antes, o processamento de números convencionais. Mas assim que as empresas derem os primeiros passos ainda experimentais para a conversão de dados em informação, seus processos decisórios, suas estruturas gerenciais e até mesmo as formas de execução do trabalho sofrerão transformações, Com efeito, essa mudança já está ocorrendo, com enorme