musicas
Início > Notícias > Notícias do Diário Oficial > Notícia do Diário Oficial
Publicado no Diário Oficial do Estado (D.O.E.) em 14/05/2009.
Os 27 anos de emancipação política do município de Camaragibe, na região metropolitana, ganharam destaque nos pronunciamentos dos deputados Alberto Feitosa (PR) e Nadegi Queiroz (PMN). “Apesar de ser uma cidade nova, Camaragibe soma conquistas em todas as áreas sociais, principalmente na saúde”, afirmou a parlamentar. Com 143 mil habitantes, a localidade está situada a dez quilômetros do Recife. De acordo com Nadegi, o IBGE registra 51 estabelecimentos de saúde, 84 escolas de Ensino Fundamental e 19 de Ensino Médio.
O deputado Alberto Feitosa parabenizou o município em nome do prefeito João Lemos (PCdoB); do vice-prefeito, Denivaldo Freire (PR); do presidente da Câmara Municipal, vereador Lula do Armazém; e do primeiro-secretário da Casa Legislativa.“Camaragibe contabiliza o dobro da arrecadação econômica e da população de São Lourenço, comprovando seu progresso”, ressaltou. O republicano informou que a Prefeitura promoveu uma festa na praça principal com a apresentação de maracatus, caboclinhos e o corte de um bolo gigante.
Em 20 de dezembro de 1963, a Lei Estadual nº 4.988 elevou o então distrito do município de São Lourenço da Mata à categoria de cidade. No ano seguinte, um acórdão do Tribunal de Justiça do Estado (TJPE) extinguiu a decisão. Somente no dia 13 de maio de 1982, a Lei nº 8.951 considerou Camaragibe cidade.
O nome significa Rio dos Camarás, uma antiga tribo indígena da região. Em meados do século XVI, o local era povoado por índios até a chegada dos portugueses, com Duarte Coelho. As terras eram utilizadas para a produção de pau-brasil e, posteriormente, para o plantio da cana de açúcar.