musicas
ESCOLA SANTA CATARINA
LUCIENE PERINI
Projeto disciplinar de Língua Portuguesa desenvolvido no 3º ciclo (6ª série) do ensino fundamental da Escola Santa Catarina.
Professora: Luciene Perini
INTRODUÇÃO
No momento atual, a tônica no ensino da língua está no texto. Entre as atribuições da escola, ressalta-se a de fazer com que o aprendiz seja competente na leitura, na escrita e na fala. Tal competência se estabelece quando o indivíduo sabe o que está fazendo e aprende a usar suas habilidades conscientemente. Para tanto, o contato direto com uma gama variada de textos desenvolve no aprendiz capacidades que inferem na sua essência e se consubstanciam na sua produção.
Para Mugrabi (2002), “produzir e compreender um texto, com efeito, são capacidades que só adquirem e se desenvolvem em contato com textos”. Ao meu ver, a tipologia poética oferece ao educando a oportunidade de aprender a olhar e a sentir o mundo metaforicamente, traduzindo em palavra a sua realidade, os seus interesses, enfim, sua singularidade.
Ainda, Mugrabi (2002) diz que,
É verdade que o simples contato com os textos não garante por si só a produção/compreensão de gêneros textuais variados. É indispensável manipular textos, aprender a estruturá-los, observá-los sistematicamente para abstrair suas regularidades. (MUGRABI, 2002, p.16).
Dessa forma, objetivamos desenvolver primeiramente, o gosto pela leitura de poesias, possibilitando o contato com a beleza, a brincadeira com as palavras, seus sons, significados e formas. Em segundo plano, identificar recursos lingüísticos como rimas, musicalidade, versos e estrofes, incentivando a expressão oral, a desenvoltura da fala e a segurança da leitura. Finalmente, estimular a produção escrita, observando a importância da criatividade, da coerência e da coesão nos textos, fazendo-o perceber que estes são produções culturais importantes para a coletividade.
1 JUSTIFICATIVA