MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
A música é inicialmente uma forma de arte e expressão, uma ferramenta utilizada para demonstrar emoções, sentimentos e realidades diante de determinados contextos sociais. Ela vem sendo uma das aliadas no desenvolvimento humano, através das habilidades que ela promove.
É uma cultura que remonta séculos, desde a.C. ela vem sendo um instrumento que traz alegria, registra momentos e acentua capacidades e habilidades antes desconhecidas.
No caso em tela, do conceito de Musicalização na Educação Infantil, ela torna-se mais concreta e com um objetivo central – despertar na criança a sensibilidade através dos mais diversos ritmos que ela apresenta. Aguçar essa sensibilidade de maneira a fazer a criança compreender essa mística que possui todo o universo do som, fazendo com que a música, faça parte de seu dia a dia.
E como a educação formal fica a cargo das escolas, porque não inserir a música como parte de seu processo educacional? Em algumas instituições de ensino ela já é desenvolvida, em aulas de música mais propriamente, como forma de incentivo aos alunos.
Sua dinâmica é ligada diretamente ao desenvolvimento das demais áreas do conhecimento, iniciando na própria alfabetização, aperfeiçoando o raciocínio lógico matemático, melhorando especialmente suas relações sociais, somada a seu desenvolvimento corporal. Cabe ressaltar que participar de aulas de música traz mais ânimo aos alunos além de mais disposição e, caso o aluno já possua algum conhecimento prévio a respeito, caso toque algum instrumento, o sentimento de satisfação e contentamento será ainda maior, pois além de já fazer parte do mundo musical, poderá até mesmo, ajudar colegas de sala na própria aprendizagem. Com isso, nota-se o quanto a música tem a tendência de aproximar pessoas, enaltecendo o senso de satisfação e cooperação para com o próximo. As relações mudam, e normalmente para melhor.
Mas referindo-se a educação infantil, o desenvolvimento o ensino será mais