musicalizacao na educação infantil
SERRA
2013
MUSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
TEMA
O presente Projeto de Pesquisa busca mostrar como a música é uma ferramenta incentivadora na criatividade das crianças, e um fator de desinibição numa convivência coletiva
INTRODUÇÃO
Com base nos estudos de teóricos sobre Musica na Educação Infantil, buscamos, com este trabalho, explicar como ela pode contribuir com a aprendizagem, favorecendo o desenvolvimento cognitivo, lingüístico, psicomotor e sócio afetivo da criança.
È um precioso momento de construção pessoal e social é permeado pelo eixo de trabalho e movimento onde a criança movimenta-se construindo sua moralidade, apresenta alguma sugestões baseada nas experiências como a pratica da musicalização de crianças e fundamentadas em pesquisar bibliográficas.
JUSTIFICATIVA
Escolhemos o tema proposto por entendermos que no ponto de vista da psicologia, a música se faz presente em todas as manifestações sociais e pessoais do ser humano desde os tempos mais remotos. Antes mesmo da descoberta do fogo, o homem já se comunicava através de gestos e sons rítmicos. A música é uma linguagem universal, estando presente em todos os povos, independentemente do tempo e do espaço em que se localizam.
A música auxilia o educando a concretizar sentimentos em formas expressivas, ao inseri-las nas salas de aula, é comum ver os alunos dançando, sorrindo, pulando, falando e gesticulando. A música também auxilia na fase de adaptação na escola, ou mesmo na comunicação não verbal.
De fato, a música é um elemento sempre presente na cultura humana. Sendo imprescindível na formação da criança para que ela, ao se tornar adulta, atinja sua maioridade intelectual e exerça sua criatividade de maneira crítica e livre.
Nesse sentido, este trabalho se justifica na medida em que procura demonstrar a importância da