Musicalização na educação infantil
Rosana Luiza Gonçalves
Prof.ª Karen Rosskamp Ferreira
Faculdade UNIASSELVI
Pedagogia - Metodologia do Trabalho Acadêmico
17/01/2011
Resumo
Este trabalho tem como objetivo mostrar a musicalização na educação infantil como elemento contribuinte para o desenvolvimento da inteligência e a integração da criança. Trabalhar com a musicalização contribui com a aprendizagem, podendo assim analisar o papel da música na educação. Mostra-nos também a ‘Inteligência Musical’, mostrada por Howard Gardner, como uma das múltiplas inteligências e a capacidade que a musica tem de influenciar a criança mentalmente, podendo contribuir e facilitar a integração social.
Palavras-chave: Musicalização; Musica; Educação.
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo mostrar como a musicalização na educação infantil como elemento contribuinte para o desenvolvimento da inteligência e a integração da criança. Explica como a musicalização pode contribuir com a aprendizagem, favorecendo de forma significativa o desenvolvimento cognitivo, lingüístico, psicomotor e afetivo da criança.
Fala-se também do papel da música na educação, não apenas como experiência estética, mas também como auxiliar do processo de aprendizagem, como instrumento para tornar a escola um lugar mais e receptivo e agradável, desenvolvendo também o conhecimento musical do aluno. Sugerindo a escola oportunizar a convivência com os diferentes gêneros, mostrando novos estilos, permitindo que o aluno se torne mais crítico lhe proporcionando uma análise reflexiva do que foi mostrado.
Aborda também a questão da ‘Inteligência Musical’, citada por Howard Gardner (1995) na teoria das inteligências múltiplas, mostrando alguns motivos pelos quais deve ser considerado no currículo escolar. Por fim, a música tem a capacidade de influenciar a criança mentalmente, podendo contribuir e facilitar a integração social e a harmonia pessoal.
2. O QUE É MUSICALIZAÇÃO?
Musicalização