CICLO DE VIDA DO PRODUTO
Segundo Kotler, para afirmarmos que um produto possui um ciclo de vida devemos assumir os seguintes pontos: os produtos têm um começo e um fim; as vendas possuem estágios distintos; durante estes estágios (ciclo de vida do produto) os lucros crescem e diminuem; estágios diferenciados requerem estratégias diferentes para cada atividade da organização, assim como: finanças, compras, recursos humanos e principalmente marketing e produção; o qual é foco deste artigo: as ações do marketing e produção.
A forma exata das curvas de ciclo de vida do produto variará, mas geralmente é mostrado como a variação do volume de vendas ao longo dos quatro estágios distintos como mostra a figura abaixo.
PEQUENO RELATO SOBRE AS ETAPAS DO CICLO DE VIDA DO PRODUTO
Introdução — “período de crescimento lento das vendas, à medida que o produto é introduzido no mercado. O lucro é inexistente neste estágio porque as despesas de lançamento são grandes. ” (KOTLER). As mudanças no projeto do produto são mais frequentes, devido ao baixo número de consumidores e da não compreensão total das necessidades dos consumidores. Para a produção os pontos factíveis são a flexibilidade para lidar com mudanças, volume de produção e manter o nível de qualidade de “forma a não prejudicar o desempenho do produto”, a qual é a principal base de competitividade.
Crescimento — “período de rápida aceitação de mercado e de melhoria substancial do lucro. ” (KOTLER). A produção para suprir o mercado em crescimento passa a utilizar padrões de referência para a fabricação dos seus produtos; a partir do instante em que a demanda começa a crescer a resposta da produção deve ser rápida e confiável. Como o crescimento torna-se substancial a observação da concorrência sobre o mercado passa a ser intensa; assuntos relacionados à qualidade deve ser cada vez mais conciso, não permitindo quedas no nível de qualidade do produto.
Maturidade — “período de redução do crescimento de