Tipos de Usinas, pros e contra.
Usina Hidroelétrica:
Prós: É um tipo de energia mais barata do que outras como a energia nuclear e menos agressiva ambientalmente do que a do petróleo ou a do carvão.
Contra: Algumas vezes pode mudar o curso do rio represado, prejudicando pontualmente a fauna e a flora da área inundada para a formação do reservatório, e os presentes nos trechos à montante e à jusante da usina.
Usina termoelétrica:
Prós: São mais rápidas para se construir que as usinas hidrelétricas, podendo assim suprir carências de energia de forma mais rápida e podem ser instaladas em locais próximos às regiões de consumo, reduzindo o custo com torres e linhas de transmissão.
Contra: Como são usados combustíveis fósseis para queimar e gerar energia, há uma grande liberação de poluentes na atmosfera. Estes poluentes são responsáveis pela geração do efeito estufa e do aumento do aquecimento global. Portanto, este tipo de energia é altamente prejudicial ao meio ambiente.
Outra desvantagem é que o custo final deste tipo energia é mais elevado do que a gerada em hidrelétricas, em função do preço dos combustíveis fósseis.
Usinas Nucleares:
Prós: Pouca poluição.
Contras: Acidentes de usinas nucleares, em função de sua matéria prima ser radioativa, são fatais e matam vidas, descontrolam o ecossistema e o local sempre irá manter a radiatividade presente, tornando o local sem meio de sobrevivência.
Usina de energia biomassa:
Prós: Suas vantagens são o baixo custo, é renovável, permite o reaproveitamento de resíduos e é menos poluente que outras formas de energias como aquela obtida a partir de combustíveis fósseis.
Contra: O resultado poder ser destruição da fauna e da flora com extinção de certas espécies, contaminação do solo e mananciais de água por uso de adubos e outros meios de defesa manejados inadequadamente.
Energia eólica:
Prós: É uma fonte renovável, não emite gases de efeito estufa, gases poluentes e nem gera resíduos na sua operação, o que a torna