musicalizaçao
Significado de Coro: Grupo de pessoas cantando em conjunto, como nos coros de igreja. As obras compostas para coro são chamadas música coral e frequentemente fazem parte de óperas, oratórios e cantatas. O termo coro também significa a parte de uma canção que é repetida como um refrão ou qualquer trecho de uma obra musical cantada por várias vozes.
Coros de gêneros:
São os coros onde os cantores são selecionados por seu gênero, MASCULINOS ou FEMININOS. Muito repertório para esse tipo de coro foi produzido. Os coros femininos e masculinos normalmente cantam a três vozes, soprano, mezzo-soprano e contralto ou tenor, barítino e baixo (SMA ou TBBx) e apresentam repertório de excelência musical.
Classificação das vozes
Entre as masculinas classificam-se as vozes de mais grave para mais aguda, em: baixo barítono tenor; entre as vozes femininas: contralto meio soprano e soprano. Outras se classificam na música lírica referem-se as características de timbre (baixo, profundo, baixo constante, soprano dramático, soprano ligeiro...)
No coral normalmente a separação de vozes é feita de maneira arbitrária pelo regente o qual normalmente segue a divisão média da separação de vozes.A princípio e segundo Paschoal Bona pode-se ter a seguinte divisão partindo do agudo para o grave:
Classificar bem uma voz é de suma importância para o cantor pois facilita a emissão vocal, realça suas qualidades, evita o cansaço prevenindo de enfermidade em seus órgãos fonadores, assim como uma deterioração precoce da voz.
Fica ainda claro que quem classifica uma voz para o canto é o maestro, podendo o médico especialista (otorrinolaringologista) e o fonoaldiólogo realizar exames específicos para verificar as condições anatômicas bem como o funcionamento adequado até uma avaliação específica, fonoaudiológica da respiração emissão, postura, zonas de tensão, mobilidade dos órgãos fonoarticuladores, etc.
SEPARAÇÃO DE VOZES DE ACORDO COM O GÊNERO (