Musica
Através dos tempos a música foi transformando e ganhando espaço cultural e comercial, com isso surge a preocupação com os diferentes gêneros que se expandem por meio da mídia. A escola tem papel fundamental que é de valorizar o patrimônio cultural esquecido e desvalorizado pela sociedade do consumo e das tecnologias. Este trabalho tem por objetivo resgatar a importância da música com seu poder de alegrar, contagiar e ensinar de forma prazerosa e significativa. Acreditamos em professores inovadores, criativos, investigadores, comprometidos, capazes de fazer a diferença na aprendizagem das crianças. Através da linguagem musical, a criança vivencia: a socialização, afetividade, aprendizagens, coordenação motora e expressão. Mente e corpo trabalham em conjunto, em um pulsar rítmico, musicalizado, que, mesmo parado, se movimenta, quando descansa, respira no pulsar dos batimentos para que, ao acordar, re-comece a brincar outra vez. A criança vivencia os conteúdos, os conceitos, os limites, as regras, a disciplina através das brincadeiras cantadas. Brincando a criança conceitua experiência, pois, a vive, e não esquece, ela internaliza o que deve ser aprendido. Na infância, a música desempenha capacidades de interesse, concentração, atenção, participação, socialização e aprendizagem da criança. Como linguagem, a música cabe em qualquer lugar, qualquer momento, comando de atividades, proporcionando prazer, interação, e atenção através de jogos rítmicos, pequenos versos cantados, entre outros.
INTRODUÇÃO
Este trabalho busca informações de como a música pode enriquecer e motivar a aprendizagem tornando o processo de ensino mais eficaz.
A escolha surgiu em função de trabalhos realizados com crianças que apresentavam dificuldades em aprendizagem, integrar-se no grupo, desinteresse em realizar atividades propostas e problemas de