Musica
A música está presente em todos os lugares, desde cedo à criança ouve os sons e com o passar do tempo já escuta alguém cantar e consegue diferenciar da fala, sendo assim, a criança cresce tendo o contato com a música. Com o passar do tempo as crianças passam a vivenciar mais a fundo esse convívio, na vida escolar as canções são inseridas nas brincadeiras acredita-se que para não se tornarem chatas e monótonas.
De acordo com Faria (2001) a música é um importante fator na aprendizagem, pois a criança desde pequena já ouve música, a qual muitas vezes é cantada pela mãe ao dormir, conhecida como: “cantiga de ninar”. A música é fundamental para o aprendizado, pois desde muito cedo a criança convive com a mesma.
A música, além de contribuir para deixar o ambiente escolar mais alegre, pode ser utilizada desde para criar uma atmosfera mais receptiva na chegada dos alunos, a um momento mais relaxante direcionando a um efeito calmante, após atividades que exigiram mais agitação e movimentos. Também, apresenta sua função na redução de tensão em momentos de avaliação e pode, e deve ser usada como um recurso no aprendizado de diversas disciplinas, principalmente na alfabetização – o momento de interagir lúdico abstrato concreto.
Barreto (2000, p.45), apresenta que: “Ligar a música e o movimento, utilizando a dança ou a expressão corporal, pode contribuir para que algumas crianças, em situação difícil na escola, possam se adaptar (inibição psicomotora, debilidade psicomotora, instabilidade psicomotora, etc.). Por isso é tão importante a escola se tornar um ambiente alegre, favorável ao desenvolvimento.”
Existe uma indesmentível e forte correlação entre a educação da música e o desenvolvimento das habilitações que as crianças necessitam para se tornarem bem sucedidas na vida. Autodisciplina, paciência, sensibilidade, coordenação, e a capacidade de memorização e de