TRABALHO CIENTIFICO ORGANELAS
3398 palavras
14 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINOVAFAPICURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA
DISCIPLINA: BIOLOGIA CELULAR
PROFESSORA: MARIA JOSÉ SOARES MONTE
ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS
FABIANA SILVA MOTA
TERESINA-PI
2015
SUMÁRIO
1.
INTRODUÇÃO
03
2.
3.
DESENVOLVIMENTO
CONCLUSÃO
04
15
4.
BIBLIOGRAFIA
16
INTRODUÇÃO
As organelas celulares são estruturas mergulhadas no citosol, encontradas no citoplasma das células eucariontes. Estas estruturas desempenham funções distintas que, em sua totalidade, produzem as características de vida associadas às células.
A maioria das células tem três partes principais: a membrana, o citoplasma e o núcleo, a membrana plasmática controla a passagem de substâncias entre o interior e o exterior da célula, o citoplasma é o interior celular e nele há compartimentos separados entre si por membranas, chamados orgânulos ou organelas.
As organelas celulares encarregam-se da respiração, de fabricar ou armazenar substâncias e o núcleo celular é o centro de controle da célula, é separado do citoplasma pelo envoltório nuclear.
Existe uma diversidade de organelas com estruturas, funções, doenças, além de ter relação umas com as outras, dentre elas existem o Retículo Endoplasmático, Complexo de Golgi, Mitocôndrias, Vacúolos, Peroxissomos, Lisossomos e Glioxissomos.
DESENVOLVIMENTO
1. Retículo Endoplasmático
O retículo endoplasmático, ou ergostoplasma, é uma organela exclusiva de células eucariontes. Formado a partir da envaginação da membrana plasmática, é constituído por uma rede de túbulos e vesículas achatados e interconectados, que comunicam como envólcro nuclear.
A microscopia eletrônica revelou a presença no interior do citoplasma, de um retículo de membranas lipoproteicas que foi denominado retículo endoplasmático (RE). Conforme a posição das membranas, podemos distinguir a existência de túbulos e sáculos ou vesículas achatadas.
O retículo endoplasmático rugoso apresenta as seguintes funções: aumenta a