musica
Dispensando tubos de raios catódicos ou telas LCD, ele faz uso de uma matriz de leds comuns para dar uma aproximação da forma de onda. O autor desta página não fez a montagem. Assim, não pode dar informações dos resultados práticos.
Segundo circuito da Figura 01, o contador de década 4017 ativa seqüencialmente as colunas da matriz de leds na cadência dos pulsos de clock gerados pelo LM555, ou seja, simula a varredura horizontal. O LM3914 (driver de display) excita o led da coluna ativa na posição proporcional à tensão da entrada Y, fazendo uma espécie de deflexão vertical.
Figura 01
Observações:
- o potenciômetro de 5 K deverá fazer o posicionamento vertical do sinal.
- o potenciômetro de 2 K deverá ajustar o brilho dos leds.
- o potenciômetro de 500 K deverá ajustar a freqüência de varredura. Talvez seja recomendável adicionar em série um de menor valor (digamos, 50 K) para um ajuste fino.
- o botão fixar, provavelmente, não terá utilidade. Ele não deverá fixar a forma de onda exibida. Apenas um led de alguma coluna.
Conforme já mencionado, o autor deste site não executou a montagem e, portanto, não pode informar se o seu uso é limitado a atividades didáticas, por exemplo, ou se, em alguns casos práticos, pode quebrar um galho na ausência de um osciloscópio normal, instrumento extremamente útil mas tão caro quanto sua utilidade.
É evidente que, com uma matriz de 100 pontos, a aproximação é bastante grosseira. Provavelmente não será possível analisar formas de onda mais complexas. Outra dúvida é quanto à resposta de freqüência. Se puder pelo menos trabalhar na faixa de áudio, já será alguma coisa. Se algum visitante desta página resolver encarar o desafio, o autor agradece um retorno por email dos resultados.
Como alternativa, há um programa em freeware que