Musica
Não dá para separar a musica da vida da criança, em seu desenvolvimento porque elas estão ligadas constantemente, o trabalho com musica nas escolas precisa de informação os professores devem buscar meios de passar para as crianças uma sequencia, ou seja, sequencias didáticas com fundamentos, pesquisar livros , caantigas, musicas as quais as crianças não conhecem para ela ter contato com outras musicas e culturas que não fazem parte do seu meio
Contudo, não se deve esperar que apenas a escola estimule a criança. Deve-se, ao contrário, oferecer a ela um leque variado de experiências musicais para que perceba diferenças entre estilos, letras, velocidades e ritmos (trabalhando assim a atenção e a discriminação auditiva) e permitir que faça escolhas e sugira repetições, o que geralmente a criança pequena faz com frequência, como forma de aprendizagem e recurso de memorização (desta forma ela estará trabalhando a memória auditiva).
No setor linguístico percebemos a possibilidade de estimular a criança a ampliar seu vocabulário, uma vez que, através da música, ela se sente motivada a descobrir o significado de novas palavras que depois incorpora a seu repertório.
A música tem grande influência no desenvolvimento de uma criança.
A linguagem musical vem sendo apontada, por um número cada vez maior de especialistas em todo o mundo, como uma das áreas do conhecimento mais importantes a serem estudadas no desenvolvimento da criança, isso desde o útero materno.
Um trabalho realizado por cientistas da Universidade de Toronto, no Canadá, comprovou que os recém-nascidos expostos a uma melodia serena permanecem tranquilos. Essa comprovação científica vem ao encontro do que pais e mães