Musica e ludicidade
Relevância do tema: Em razão de que nas escolas a falta da ludicidade e principalmente da música nas atividades organizadas pelos professores é muito grande, vim propor esse tema como um contribuinte social que tem valor imenso dentro do ambiente escolar. Atualmente, muito diferente de questões mais antigas, sabemos que o brincar tem grande importância na vida da criança, e a ludicidade, assim como a música, pode contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem e dos aspectos motores, sociais, emocionais, psicológicos e cognitivos da criança.
Pergunta de pesquisa: Diante desse pressuposto, qual a importância da música e da ludicidade na sala de aula a fim de promover um processo de ensino/aprendizagem de qualidade?
Objetivo geral: Compreender a importância da música e da ludicidade na sala de aula a fim de promover um processo de ensino/aprendizagem de qualidade.
Objetivos específicos:
Conceituar a música e a ludicidade relacionadas ao ambiente escolar.
Analisar as significações de desenvolver atividades que envolvam a ludicidade e a música no processo de ensino e aprendizagem.
Caracterizar a importância da ludicidade e da música e no que ambas interferem nas relações da criança com a sociedade.
Metodologia da pesquisa: Os procedimentos metodológicos servem para identificar a natureza da pesquisa e as fontes de desenvolvimento, tendo suma importância para a construção da ciência. O seu objetivo é indicar o caminho certo na procura do saber superior. É uma pesquisa bibliográfica, pois utiliza-se de livros, revistas e outros materiais impressos e publicados para a fundamentação teórica. É uma pesquisa qualitativa, pois tem uma preocupação maior em “captar o significado que as pessoas atribuem aos fenômenos e à sua vida, portanto, estuda e reflete os valores, as crenças, as opiniões, as atitudes, as aspirações e as representações dos sujeitos”. (STRIEDER, 2009, p. 45).
Instrumentos de coleta de dados: O