Musica na educação infantil
COM CRIANÇAS DE 5ANOS
INTRODUÇÃO
A música é uma linguagem que comunica sensações, sentidos e passa por organização de som e silêncio. Está presente nas mais diversas situações. A afetividade a cognição e a estética são partes integrantes dela.
A música é a linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio da organização e relacionamento expressivo entre o som e o silêncio. A música está presente em todas as culturas, nas mais diversas situações: festas e comemorações, rituais religiosos, manifestações cívicas, políticas etc. Faz parte da educação desde há muito tempo, sendo que, já na Grécia antiga era considerada como fundamental para a formação dos futuros cidadãos ao lado da matemática e da filosofia. (BRASIL, 1998, p. 45)
O presente artigo tem por finalidade investigar se a música pode ser um instrumento de auxílio no desenvolvimento infantil, em salas regulares de pré- escolas. Os objetivos propostos foram: investigar se o professor utiliza a música como instrumento no desenvolvimento da criança de pré-escola de 5 a 6 anos; conhecer o trabalho com a música desenvolvido em sala de Educação Infantil (pré-escola); reconhecer as contribuições da música no desenvolvimento da criança e entender a concepção que o professor tem a respeito da música.
A música é uma ferramenta que contribui para formação integral do ser humano. Por meio dela a criança entra em contato com o mundo letrado e lúdico.
Ensinar utilizando-se da música, ajuda a criança a valorizar uma peça musical, teatral, concertos, pois, dando a oportunidade do conhecimento dos vários gêneros musicais ela tem a oportunidade de construir sua autonomia, criatividade, aquisição de novos conhecimentos e criticidade.
A criança não é um ser estático, ela interage o tempo todo com o meio e a música tem este caráter de provocar esta