Museu Histórico
VITAL BRAZIL
NASCIMENTO E FORMAÇÃO
Vital Brazil nasceu na cidade de Campanha, Minas Gerais, em 28 de abril de 1865. Diplomou-se médico, em 1891, pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro e logo retornou a São Paulo, que acreditava ser um Estado preocupado com a organização da higiene e saúde de sua população.
Desde 1893, como inspetor sanitário, percorreu o Interior do Estado, tomando conhecimento das precárias condições de saúde em que vivia a população. Afastou-se do serviço público, estabelecendo-se como clínico em Botucatu, quando, em contato com acidentes, iniciou as primeiras experiências com serpentes peçonhentas. Em 1896, a convite de Adolfo lutz, iniciou suas pesquisas no Instituto Bacteriológico.
Em 1898 participou da Identificação do surto epidêmico de peste bubônica em Santos, e passou a preparar o soro contra esta doença na fazenda Butantan (local onde se originou o instituto). Médico clínico no interior de São Paulo, percebeu a necessidade de combater os sintomas de envenenamento por animais peçonhentos. Nesta época, ocorriam quase 3.000 acidentes por ano só no Estado de São Paulo.
A Fazenda dispunha de um laboratório improvisado, uma cocheira adaptada para enfermaria, um alpendre para sangria de cavalos imunizados e um pavilhão o para acondicionamento e distribuição de soros. Nesse ambiente prosseguiram os seus estudos e primeiros trabalhos técnicos até 23 de fevereiro de 1901, quando o Presidente Rodrigues Alves deu organização oficial ao Instituto Butantan, que recebeu inicialmente o nome de Instituto Serumtherápico. Neste mesmo ano foram entregues as primeiras partidas de soros antipestosos e antipeçonhentos
Todo este pioneiro e importante trabalho científico foi reconhecido 'pela primeira vez na comunidade científica durante o 5º Congresso de Medicina e Cirurgia, no Rio de Janeiro. Vital Brazil demonstrou neste congresso que a única arma contra o envenenamento ofídico era o