Estruturalismo - Algumas perguntas
1. Comente a afirmativa saussuriana:
“ A língua é um sistema cujas partes podem e devem ser consideradas em sua solidariedade sincrônica” ( Saussure,1975).
A língua é constituída por várias partes que compõem o todo e cada um dessas constituintes devem ser estudadas para que possamos compreender sua estrutura. A língua é um sistema e cabe ao linguista analisar sua estrutura e seus elementos.
2. Defina os conceitos de “língua” e “fala”
Língua: Sistema de signos e códigos que estabelece comunicação entre o emissor e receptor. Instituição social. È, segundo Saussure,”a linguagem menos a fala”. Fala: Trata-se de um fenômeno físico,vem antes da língua mas evolui com ela. A língua é um produto da fala. 3. Um dos postulados da base da lingüística estrutural é que o signo é arbitrário. Explique o que significa essa afirmação.
Signos arbitrários: Quando não existem vinculo natural entre significado e significante. Não existe razão para que um significante(som) seja associado a um significado(conceito). A língua utiliza significantes diferentes para um mesmo significado.
4. A lingüística estrutural reconhece o principio saussuriano de que todo mecanismo lingüístico repousa sobre relações de dois tipos: sintagmáticas e paradigmáticas. Explique tal princípio.
Sintagma: relação de contraste,os elementos se combinam. Seqüência de signos,eixo das relações entre os elementos de um objeto. O eixo do sintagma não existe isoladamente,vem relacionado á um outro eixo,o paradigmático. Idéia de ordem,organização. Paradigma: relação de oposição,elementos que se substituem. Eixo de seleção: Selecionar algo de um repertório de signos.
5. A afirmativa de que “ a lingüística tem por único e verdadeiro objeto a língua considerada em si mesma e por si mesma”,que finaliza o texto do Curso de lingüística geral,é fundamental para que possamos compreender os