entrevista
O americano John B. Watson defendia que um objeto observsável, mensorável, cujos experimentos poderiam ser reproduzidos em diferentes condições e caracteristicas foram importantes par que a Psicologia alcançasse o Status de ciências , rompendo definitivamente com a sua tradição filosóficas. Watson também defendia uma perspectiva funcionalista para a psicologia , isto é, o comportamento deveria ser estudado como função de certas variáveis do meio. Certo estímulos levam o oroganismo a dar determinadas respontas e isso ocorre porque os organismos se ajustam aos seus ambientes por meio de equipamentos hereditários e pelas formação de hábitos . Watson buscava a construção a um psicologia sem alma e sem mente ,livre de conceitos mentalistas e de métados subjetivos ,e que tivesse a capacidade de prever e controlar .
O Behavismo dedica-se ao estudo das interações entre o indivíduo e o ambiente , entre as ações do individuos ( suas respontas ) e o ambiente ( as estimulações ) . Portanto quanto mais estimular os nossos alunos com aulas interessantes as respontas ( aprendizagem ) seram mais rápidas .
Comportamento Operante :
Abrange um leque amplo da atividade humana – dos comportamentos do beb~e de balbuciar , de agarrar objetos e de olhar osenfeites do berço aos mais sofiticados apresentados pelos adultos.
Comportamento Respondente :
É a que usualmente chamamos de “ não –voluntário ” e inclui as respostas que são eliciadas ( “ produzidas ”) por estímos antecedentes do ambiente , um excemplo : São as pupilas quando uma luz forte sobre os olhos .
A Gestalt : A Psicologia Da Forma.
O Comportamento deveria ser estudado nos seus aspectos mais globais , levando em considerações as condiçõis que alteram a percepção do estímulos.
Percepção visual : qualquer padrão de estímulos tende a ser visto de tal modo que a estutura resultante é tão simple quanto as condições dadas permitem.
A Boa –Forma
A percepção as condições para