Antropologia e cultura brasileira unidade 2
Sobre as relações do diálogo empreendido pelo estruturalismo de Lévi-Strauss com as teorias de Sigmund Freud, julgue as opções a seguir:
I. O método estruturalista pode apreender o que está oculto na análise da descrição da cultura estudada. II. O inconsciente é considerado uma chave interpretativa para acessar o entendimento da cultura estudada. III. O homem não é traduzido apenas pela racionalidade, mas também pelos processos do inconsciente na análise da cultura.
Assinale a alternativa CORRETA:
a. l
b. I e ll
c. l e lll
d. l, ll e lll
e. ll
Pergunta 2
Os mitos, analisados por Lévi-Strauss, são acessíveis ao pesquisador também segundo o método psicanalítico de interpretação dos sonhos.
A interpretação de vivências míticas, segundo o pensamento levistraussiano e em diálogo com as teorias freudianas, pode ser elaborada:
I. Por análises de um mito isolado de uma determinada cultura.
II. Por análises estabelecidas ao relacionar diversos mitos da cultura.
III. Por análises que podem desvelar os mitos que fazem parte das memórias involuntárias de um determinado grupo social.
IV. Por análises que podem decifrar os mitos que informam sobre determinados dilemas da sociedade, ou seja, desvendar os significados dos mitos contribui na compreensão de problemáticas vividas em uma determinada cultura.
Marque a alternativa INCORRETA:
a. I e III
b. I e II
c. III e IV
d. II e III
e. I
Pergunta 3
Julgue as opões abaixo no que se refere ao trabalho de campo do antropólogo na acepção do antropólogo Lévi-Strauss:
I. A cultura é possível ser desvendada numa primeira observação de seus valores, crenças e tradições.
II. A cultura só pode ser desvendada ao extrapolar a experiência da percepção espontânea e das primeiras observações num trabalho de campo.
III. A cultura é possível ser desvelada tomando como base que os homens fazem parte de uma estrutura que ignoram e desconhecem no todo.
Assinale a