Museu de arte contemporânea
O museu de arte contemporânea, que fica localizado sobre o Mirante da Boa Viaje, na Orla de Niterói, foi projetado em 1991 por Oscar Niemeyer.
Caminho de Niemeyer:
Logo após a construção do MAC* o prefeito de Niterói Jorge Roberto incumbiu Niemeyer de outro projeto, que era construir num terreno 72.000 m² à beira mar, na Orla de Niterói um complexo arquitetônico voltado para a cultura e a religião popular, chamado Caminho de Niemeyer.
O Caminho Niemeyer inclui atualmente dez projetos, seis concluídos, um em construção e três ainda em fase de projeto:
Construídos:
* Museu de Arte Contemporânea de Niterói - tornou-se o principal cartão-postal de Niterói. Destina-se principalmente a obras pertencentes à arte contemporânea, todas datadas ao decorrer do século XX. O museu possui um acervo de 1.217 obras da Coleção João Sattamini e mais de 300 da Coleção MAC Niterói.
* Praça JK - A praça foi construída em cima da primeira garagem subterrânea de Niterói como homenagem ao presidente Juscelino Kubitschek, através de seu nome e de uma escultura de Oscar Niemeyer e JK sentados num dos bancos da praça e uma marquise projetada por Niemeyer.
* Memorial Roberto Silveira, também chamado de Centro de Memória Roberto Silveira - prédio abriga importante acervo histórico e iconográfico de Niterói, começando com mais de 200 mil títulos digitalizados contendo dados da cidade de Niterói, do Estado do Rio de Janeiro e da vida do ex-governador Roberto Silveira, ainda contém terminais de computadores para consultas eletrônicas, espaço para exposições, central de informação e impressão de dados pesquisados, auditório e painel do artista plástico Cláudio Valério Teixeira, retratando a história de Roberto Silveira.
* Teatro Popular de Niterói - O interior do teatro comporta 380 lugares. Entretanto o palco apresenta parte posterior reversível, que se abre para uma ampla praça podendo abrigar espetáculos ao ar livre, ampliando a