Contabil
Introdução as Atuaria-Origens e Evolução da Ciência Atuarial
A ciência atuarial surgiu na Inglaterra no final da primeira metade do século XIX. Onde os primeiros estudos firam destinados para área de aposentadoria, pensão com o intuito de estudar a mortalidade da população. Mesmo sendo algo novo e recente a ciência atuaria apresentou preocupações em criar garantias para a as pessoas de uma sociedade.
Na Inglaterra e na Holanda no século XVII os governantes se dedicaram a vender aos súditos títulos públicos, assegurando ao tomador uma renda vitalícia, para que não houvesse prejuízo a coroa, tornou-se necessário maior precisão a importância em dinheiro que deveria ser cobrada em contraprestação ao serviço. Essa função se destinou aos melhores matemáticos daquela época.
Desta forma foi surgindo a base da matemática atuaria partindo do calculo da probabilidade. Entre o século XVIII e XX foi desenvolvido varias tabuas de mortalidade e comutações (ferramentas utilizadas para calculo atuarial). Nesta mesma época surgiu o primeiro Congresso Internacional de Atuaria em Bruxelas.
* Riscos
A probabilidade faz parte do risco que para se classificada precisa ser causadora de uma perda econômica recuperável. Existem algumas seguridades de um risco como:
* Futuro * Possível * Incerto * Homogêneo e não catastrófico * Mensurável * Independer da vontade humana
* Seguro
Seguro é formalizado através de contrato em que uma parte se compromete a cobrir eventuais prejuízos como, por exemplo: casos de acidente que o contrato cobre e em troca recebe uma quantia em dinheiro para tomar a frente do prejuízo. Recebendo o nome de premio de seguro.
Na época do Mercantilismo, com a expansão marítima os riscos ganhou nova importância. Tornando-se comum as operações de contrato de dinheiro e riscos marítimos que era feito empréstimos e que previa uma cobrança maior no caso de viagem caso ocorre-se perca da carga a divida era