musculos do core
Com a alta do Pilates e Treinamento Funcional fala-se muito em músculos do CORE. Você sabe o que significa?
São músculos da região central do nosso corpo, a sua tradução inclusive é núcleo. São eles os músculos abdominais, reto abdominal, oblíquos e transverso, múculo latíssimo do dorso, glúteos, adutores e abdutores do quadril, eretores da espinha, quadrado lombar, em geral músculos do tronco. Porém ainda há controvérsias entre autores sobre quais são realmente os músculos do core.
O mais importante é que esses músculos são responsáveis pela manutenção do equilíbrio e postura, por isso são tão importantes, pois são exigidos em todos os momentos de nossa vida.
E já concenso que a melhor forma de trabalhar esse músculos é através de exercícios de instabilidade que são muito comuns nas aulas de pilates e no treinamento funcional, pois eles exigem um grande recrutamento desses músculos durante os exercícios.
Os músculos do core são as camadas musculares profundas localizadas próximo à coluna vertebral e que proporcionam suporte estrutural para o nosso corpo. Todos os movimentos cotidianos que realizamos dependem destes músculos – eles estabilizam o tronco e a pelve, permitindo que os membros superiores e inferiores se movam adequadamente. Portanto, ter o core fortalecido é essencial para a obtenção de um corpo flexível e saudável.
O livro apresenta os músculos que constituem o core e como eles trabalham em conjunto, além de oferecer uma ampla variedade de exercícios, com instruções passo a passo para estabilizar e fortalecer essa região.
Em um formato prático de consulta, Treinamento do core – anatomia ilustrada, traz ainda:
• Quadros dinâmicos que indicam os músculos trabalhados, os benefícios e os casos em que os exercícios são contraindicados.
• Sequências de treinos para todo o corpo.
• Fotografias e ilustrações de alta qualidade, elaboradas a partir de um modelo digital tridimensional da anatomia humana, que auxiliam na