Exercicios core
O core é um grupo de músculos que ajudam na estabilização e manutenção da postura, principalmente as região do quadril e, sobretudo o abdômen e a coluna lombar, gerando uma melhor postura, aumento da eficiência no movimento, melhora da força e coordenação motora entre outros benefícios que ajudam ao individuo ter uma boa qualidade de vida.
Os músculos do core são no total 29 pares, os principais são eles os oblíquos (interno e externo) o transverso do abdomem, os multifidos, o reto abdominal, os glúteos, o quadrado lombar e os músculos assoalho pélvicos.
Esses músculos do core são o centro onde produz força e estabilidade, se por acaso esse centro estiver fraco, todo o restantes do corpo (periferia, braças e pernas) também sofrerá, gerando instabilidade e mal alinhamente do corpo durante um movimento.
Tipos de Exercicios
Para o fortalecimento do core existe hoje uma grade quantidade de exercícios, para cada tipo de exercício existe um foco principal podendo ser para fortalecimento, estabilização ou potencia.
* Estabilização:
Os exercícios de estabilização são os exercícios isométricos (o comprimento do músculo permanece inalterado; não ocorre nenhum movimento (exerce apenas força), e a tensão gerada no músculo não cria alteração na posição articular).
Esse tipo de exercício é bastante trabalhado com bola, fitas de suspensão e outras superfícies instáveis para intensificação da ação do core.
Ex: Prancha frontal, Prancha lateral, Bridge, "Superman" - Extensão lombar, Flexão de braços – isometria, Flexão de braços em fitball.
* Potencia:
São exercícios de alta velocidade e que exigem rápida transferência de força. Geralmente estão associados a saltos e movimentos de deslocamento rápido.
Ex: Puxada prono, Rolamento em prancha em fitball, Extensão em perna invertida.
* Força:
A "força" do core tem sido utilizada e referenciada como a habilidade da musculatura estabilizar a espinha através de forças contráteis e