EDUCAÇAÕ FISICA
Resumo
A ideia fundamental do método Core Training é treinar os grupos musculares que controlam e estabilizam os movimentos pélvicos e região lombar para finalidades específicas. Esses grupos musculares são integrantes do complexo lombo-pélvico. Isto significa que tal método focaliza o trabalho muscular da região do corpo onde todos os movimentos são iniciados, visto que nela se localizam o centro de gravidade do indivíduo e o centro de força dos movimentos, Assim, o Core atua para manter o alinhamento e equilíbrio postural dinâmico durante as atividades esportivas. O reduzido controle muscular que constitui o Core pode levar a movimentos ineficientes e, consequentemente, à lesão do indivíduo. A aplicação deste método em treinamentos esportivos favoreceu o rendimento dos atletas e reduziu o índice de lesões em diversas modalidades como o tênis, o futebol, o basquetebol, o ciclismo, a natação e o atletismo. Mais especificamente, os estudos afirmam que a aplicação do Core Training melhora especialmente a postura do indivíduo e o equilíbrio das cadeias musculares. Assim, embora o Método Core Training ainda não seja difundido no meio desportivo, os estudos sobre o uso dessa metodologia de condicionamento físico como parte integrante do treinamento desportivo mostrou eficácia na melhora do desempenho dos atletas.
Introdução
O objetivo de um programa de treinamento é a manutenção ou melhoria do condicionamento físico ou do desempenho atlético. Entretanto, os programas de atividades físicas convencionais tendem a focar apenas o condicionamento cardíaco e/ou o fortalecimento de um número reduzido de músculos específicos e, geralmente, superficiais.
Na teoria de Condicionamento Físico, o Princípio de Unidade garante que: além do objetivo específico a ser atingido, o programa de treinamento deve ser capaz de desenvolver as outras capacidades físicas,