Trabalho Treinamento Core
A importância do treino core não pode ser ignorada pois é a ligação de todos os movimentos. Um Core forte irá suportar as costas, prevenindo lesões, possibilitando gerar força para todas as actividades.Por vezes o treino core e treino abdominal são encarados como sinónimos mas, os músculos abdominais por si só estão sobre valorizados, quando falamos de treino / força core. Na realidade, a estrutura abdominal têm uma ação específica muito limitada.
O Core é uma unidade integrada composta de 29 pares de músculos que suportam o complexo bacia-pélvis-lombar.
Cada músculo do nosso corpo exerce uma função específica, funciona de maneira integrada, coordenada pelo cérebro. O mesmo acontece com os desportistas que fazem maravilhas com o corpo.
Tudo isto acontece graças ao fortalecimento dos músculos que dão ao corpo uma capacidade de combinar e executar centenas de diferentes movimentos.
Apesar disso, milhares de pessoas estão impossibilitadas de praticar desportos ou mesmo fazer exercícios. Elas sofrem porque um grupo muscular, que exerce um papel fundamental para o bom funcionamento do corpo, não é treinado de forma adequada. Refiro-me aos músculos profundos localizados numa região do corpo conhecida como core.
Tem as seguintes funções:
1. Manter um adequado alinhamento da coluna lombar contra a ação da gravidade;
2. Estabilizar a coluna e pélvis durante os movimentos e
3. Gerar força para os movimentos do tronco e prevenir lesões.
Os músculos são responsáveis também em dar a forma à cintura, proteger a cavidade abdominal, manter a bacia na posição correta e ajudar a manter o tronco controlado em inúmeros movimentos desportivos. Vários desportistas treinam bastante esses músculos, como é o caso do pugilista, ginastas, atletas de artes marciais, etc.
Para a maioria dos desportos, ter o core forte é um fator de importante para um melhor rendimento. O enfraquecimento destes músculos tem consequências por